quarta-feira, 19 de maio de 2010

Copa do Mundo 2010

             Em ano de copa do mundo torna-se impossível desenvolver projetos e/ou sequencias de atividades que fujam do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza: o brasileiro pára, vibra e torce e chora.
          Levando em consideração que a pedagogia de projetos parte dos interesses e necessidades dos assuntos, a Copa do muno sem dúvida, é um tema rico em possibilidades. Devemos aproveitar toda essa mobilização para dar mais sentido às aulas, trabalhando de forma interdisciplinar e abordando temas atuais e transversais como: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, o que permitirá que as crianças descubram diferentes  culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.




Então é fundamental vc  Porfessor trabalhar : 
* Repudiar a discrimação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
* Estimular pesquisas, fazendo com que os alunos busquem curiosidade e informações sobre os países participantes da Copa.
* Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização do time e comparar com as regras do dia- a- dia na escola e na sociedade;
* Desenvolver o enso crítico em busca de soluções a curto e longo prazo, usufruindo da competição para romover reflexões, interpretações e argumentações.
* Explorar diferentes meios de comunicação, levando jornais, revistas, músicas, filmes, noticiários e internet para sala de aula.
* Aproveitar a oportunidade para que as crianças lidem com frustações - o ganhar e o perder, encarand como fato natural. Muitas das vezez aprendemos mais com a derrota do que com as vitórias;
* Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.
Fonte: Paty Fonte

" A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire 
Um pouquinho de História pra vc!!!
           A copa do mundo  é um evento que acontece a cada 4 anos,  com um torneio de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol mais conhecida como FIFA e é pela 1ª vez,  que um  evento como este vai acontecer na África do Sul. A copa terá inicio no dia 11 de junho e seu último evento será no dia 11 de julho. E nos brasileiros já estamos sentindo a vibração!!!!
          O Brasil é o único país que participou de todas as copas do mundo, desde o ínicio destas competições, sendo também o país que mais conseguiu vitórias  em todas as Copa do mundo. Pentacampeã!
Logomarca oficial da copa!
      O logotipo oficial foi apresentado logo após a copa da Alemanha em 2006, a escolha da figura humana e as cores da África, são para valorizar o país e os esportistas qu participaram desse evento.
Mascote
           No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA divulgou o mascote da Copa 2010. É um leopardo chamado ZAKUMI. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação da África do Sul e KUMI é a representação do número 10.
A taça oficial  das copas
          Criada pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga em 1970, foi apresentada na Copa do Mundo  da Alemanha em 1974. A taça original chamada de Taça Jules Rimet, foi conquistada em definitivo pelo Brasil ao conquistar o tri-campeonato na Copa de 1970 no México. Depois disso, ataça não fica mais em definitivo com os países vencedores.
           Uma curiosidade, é que nossa taça foi roubada em 1983 e nunca mais foi localizada, acredita-se que foi derretida e vendida, isso porque ela é feita com 5 Kg de ouro 18 quilates sólido ( 75% do peso), com uma  base de malaquita que é um mineral carbonato. O troféu mede 36,5 cm de altura, o peso totalda taça é de 6,175 Kg. E é composta por duas figuras humanas segurando o globo do planeta Terra. Na base da taça está gravado o nome de todas as seleções campeãs até o momento.
Atividades para os alunos!
 
Eu sei que vou, vou do jeito que eu sei.
De gol em gol com direito a replay!
Eu sei que vou com o coração batendo a mil!
E taça na raça Brasil!!!!
Em 2014  o Brasil será a cede da Copa do Mundo!
Momento mais emocionante de todas as copas
na minha opinião!
 Esse momento foi inesquecível!!!
Nosso eterno Capitão camisa 2 Cafú levantando a taça de Penta campeão do mundo na copa de 2002 na Coréia do Sul - Japão!!
Não dá pra esquecer né!!!!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

13 de Maio - Dia da Abolição da escravatura

     O TEMA ABOLIÇÃO, DIREI,
        É O AO DE ABOLIR UMA LEI. 
NO CASO DE NOSSA COMEMORAÇÃO
ESSA LEI ACABOU COM A ESCRAVIDÃO.
A SOCIEDADE, EMBORA MUITO MISTA,
ASSUMIU O MOVIMENTO ABOLICIONISTA
RUI BARBOSA, CASTRO ALVES, LOPES TROVÃO
ENTRE OUTROS, QUERIAM A ABOLIÇÃO.
A ESCRAVIDÃO SE FEZ EXTINTA, 
NO PAPEL O PRETO DA TINTA
O GOVERNO CUMPRIU SEU PAPEL,
A MISSÃO CONSAGRADA
COUBE A NOSSA REDENTORA 
A NOSSA PRINCESA ISABEL.
POESIA TIRADA DO BLOG ATIVIDADES ESCOLARES.

A história do tráfico negreiro até a sua abolição 

                   Na época que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão- de -obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pode ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando a sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais européus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalaho escravo em sua colônia. Deu-se assim a entrada de escravos no Brasil.
              Os negros, traídos do continente Africano eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores do engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
              Em 1850 o primeiro passo para acabar com a escravidão foi dado, poi houve a extinção do tráfico negreiro. No dia 28 de Setembro de 1871, foi declarada a Lei do Ventre-Livre. Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação. Em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, foi assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
                                                                      PRINCESA ISABEL
Lei que declara a abolição dos escravos

ATIVIDADES!!! OBA!!!!



Para você refletir um pouquinho...
          Será que a escravidão no Brasil acabou mesmo? 

" É lógico que todos os tipos de trabalho enobrecem o homem, mas estaria fazendo com prazer e ganhando o suficiente para realiza-lo, ou seria isto uma forma explicita da escravidão."
                          Ivan Teorilang
 

   

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia do Índio na escola

                                   No mês de Abril desse ano, recebemos a visita de índios em nossa escola CELCE . Eles fizeram uma bela apresentação, todos os alunos que assistiram gostaram bastante. Postarei algumas fotinhos!
Espero que vocês gostem e fiquem encantados tanto quanto eu!


Apresentação deles!

Eles dançaram pedindo um mundo melhor sem preconceito
e discriminação!
Ele mostrando aos alunos o chocalho e a lança usada para pescar!

O arco e flexa

O tacape


O tacape utilizado para caçar animais.
Na ponta do tacape, eles usam veneno para acertar o animal
e ele morrer envenenado.


Eles mostrando a sua pontaria com o tacape.

Ele fazendo tinta vermelha.
Tinta tirada de uma pedra.
É com essa tinta que eles pintam o corpo!

Mostrando o resultado.
A tinta vermelha!

Ele mostrou também o URUCUM.
Outro meio de retirar tinta vermelha.

Eles dançando se despedindo de todos e pedindo PAZ para o mundo!

Os alunos ficaram encantados!

E no final tiveram um momento em que fizeram perguntas aos índios!

Eles trouxeram diversos artesanatos feitos por eles para vender!
Mini bazar indigena!
Foi um sucesso!!
Todos os alunos adoraram!!


Esse é o meu indizinho!!!

 Uga! Uga!


No fim todos podiam tirar fotos e comprar no mini bazar indígena.