quarta-feira, 19 de maio de 2010

Copa do Mundo 2010

             Em ano de copa do mundo torna-se impossível desenvolver projetos e/ou sequencias de atividades que fujam do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza: o brasileiro pára, vibra e torce e chora.
          Levando em consideração que a pedagogia de projetos parte dos interesses e necessidades dos assuntos, a Copa do muno sem dúvida, é um tema rico em possibilidades. Devemos aproveitar toda essa mobilização para dar mais sentido às aulas, trabalhando de forma interdisciplinar e abordando temas atuais e transversais como: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, o que permitirá que as crianças descubram diferentes  culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.




Então é fundamental vc  Porfessor trabalhar : 
* Repudiar a discrimação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
* Estimular pesquisas, fazendo com que os alunos busquem curiosidade e informações sobre os países participantes da Copa.
* Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização do time e comparar com as regras do dia- a- dia na escola e na sociedade;
* Desenvolver o enso crítico em busca de soluções a curto e longo prazo, usufruindo da competição para romover reflexões, interpretações e argumentações.
* Explorar diferentes meios de comunicação, levando jornais, revistas, músicas, filmes, noticiários e internet para sala de aula.
* Aproveitar a oportunidade para que as crianças lidem com frustações - o ganhar e o perder, encarand como fato natural. Muitas das vezez aprendemos mais com a derrota do que com as vitórias;
* Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.
Fonte: Paty Fonte

" A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire 
Um pouquinho de História pra vc!!!
           A copa do mundo  é um evento que acontece a cada 4 anos,  com um torneio de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol mais conhecida como FIFA e é pela 1ª vez,  que um  evento como este vai acontecer na África do Sul. A copa terá inicio no dia 11 de junho e seu último evento será no dia 11 de julho. E nos brasileiros já estamos sentindo a vibração!!!!
          O Brasil é o único país que participou de todas as copas do mundo, desde o ínicio destas competições, sendo também o país que mais conseguiu vitórias  em todas as Copa do mundo. Pentacampeã!
Logomarca oficial da copa!
      O logotipo oficial foi apresentado logo após a copa da Alemanha em 2006, a escolha da figura humana e as cores da África, são para valorizar o país e os esportistas qu participaram desse evento.
Mascote
           No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA divulgou o mascote da Copa 2010. É um leopardo chamado ZAKUMI. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação da África do Sul e KUMI é a representação do número 10.
A taça oficial  das copas
          Criada pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga em 1970, foi apresentada na Copa do Mundo  da Alemanha em 1974. A taça original chamada de Taça Jules Rimet, foi conquistada em definitivo pelo Brasil ao conquistar o tri-campeonato na Copa de 1970 no México. Depois disso, ataça não fica mais em definitivo com os países vencedores.
           Uma curiosidade, é que nossa taça foi roubada em 1983 e nunca mais foi localizada, acredita-se que foi derretida e vendida, isso porque ela é feita com 5 Kg de ouro 18 quilates sólido ( 75% do peso), com uma  base de malaquita que é um mineral carbonato. O troféu mede 36,5 cm de altura, o peso totalda taça é de 6,175 Kg. E é composta por duas figuras humanas segurando o globo do planeta Terra. Na base da taça está gravado o nome de todas as seleções campeãs até o momento.
Atividades para os alunos!
 
Eu sei que vou, vou do jeito que eu sei.
De gol em gol com direito a replay!
Eu sei que vou com o coração batendo a mil!
E taça na raça Brasil!!!!
Em 2014  o Brasil será a cede da Copa do Mundo!
Momento mais emocionante de todas as copas
na minha opinião!
 Esse momento foi inesquecível!!!
Nosso eterno Capitão camisa 2 Cafú levantando a taça de Penta campeão do mundo na copa de 2002 na Coréia do Sul - Japão!!
Não dá pra esquecer né!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários sobre o blog!