sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FOLCLORE - 22 DE AGOSTO

          O Brasil possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas, obras de artes, supertições, comemorações,advinhas, trava-língua, piadas,ditos populares, frases, simpatias, etc...que, pelos 4 cantos dos país, exaltam a nossa cultura.
          A origem do termo vem de uma palavra criada pelo inglês William John Thoms, no dia 22 de agosto de 1846.
FOLK- POVO
LORE - CONHECIMENTO, SABEDORIA

O dia 22 de agosto foi consagrado o dia Mundial do Folclore.

FOLCORE é o conjunto de tradições, conhecimentos, adivinhações, provérbios, supertições, simpatias mitos, lendas, danças,  etc... criados pelo povo.

AS LENDAS E MITOS DO FOLCLORE BRASILEIRO

          As lendas são estórias contadas por pessoas e que conseguem ser faladas por muitas outras durante muito tempo. Normalmente as lendas são compostas de fatos reais e históricos onde acontecimentos imaginários também acontecem. Além disso, as lendas servem para explicar acontecimentos misteriosos e ou sobrenaturais.
          Os mitos servem para passar conhecimento alertando as pessoas sobre os perigos ou defeitos e qualidades dos seres humanos. Há uma mistura entre Deuses, heróis e personagens sobrenaturais onde se juntam com fatos reais dando assim sentido a vida e no mundo.

SACI PERERÊ


Um menino negro de uma perna só. Acompanhado sempre de seu cachimbo e com um gorro vermelho no qual lhe dá poderes sobrenaturais. Adora aprontar travessura e acha engraçado isso. Gosta de espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
CURUPIRA

O  curupira adora descansar nas sombras das árvores, protegendo as florestas dos coradores de lenha e os animais dos caçadores.  Ele é um anão de cabelos compridoscom fogo e com os pés virados para trás. 

O LOBISOMEM


Bastante conhecido, o lobisomem surge em várias regiões ao redxor do mundo. Segundo o mito, um homem foi atacado por um lobo na noite de lua cheia, porém não morreu, como efeito todas as noites de lua cheia ele se transforma no lobisomem, metade homem metade lobo. Apenas um tiro de bala de prata no coração do animal pode matá-lo.


IARA 

 Também conhecida mãe d'agua. Iara é uma sereia(corpo de mulher da cintura para cima e peixe da cintura para baixo), morna de cabelos negros e olhos castanhos. Ela vive nos rios, nas pedras das encostas, atraindo pescadores com o seu belo canto. Ela os levam até o fundo do rio e eles não costumam mais voltar. Os que conseguem voltar ficam loucos devido ao encantamento da sereia. Conta a lenda que somente um ritual realizado por um pajé(chefe religioso indigena) pode livrar o homem do feitiço.

O BOTO  ROSA

Homem jovem, bonito e charmoso encanta as mulheres em bailes e festas. Depois de seduzi-las, ele  convida as moças para a beira de um rio e as engravida. Antes que a madrugada chegue, ele mergulha nas águas do rio e se torna um boto. A origem do Boto surgiu na Amazônia.

MULA SEM CABEÇA


        Uma mulher teve romance com um padre e como castigo, nas noites de 5ª para 6ª feira a mulher se transformava num animal quadrúpede que galopava e saltava sem parar, enquanto soltava fogo pelo nariz.


ATIVIDADES PROS ALUNOS


 LIVRINHO DO FOLCLORE
SHOW!

Boi-bumbá feito de pote de sorvete e cara de garrafa pet
boi-bumbá de pote de chambinho e rolo de papel higiênico(corpo)
máscara
Boitatá

Dominó do folclore
Fantoche do folclore


DOBRADURA DA SEREIA
DOBRADURA DO SACI
DOBRADURA CURUPIRA
BUMBA MEU BOI FEITO DE EMBALAGEM DE AMACIANTE
FAÇA COM OS ALUNOS NA AULA DE ARTES.
ELES VÃO ADORAR!

QUEBRA CABEÇA

BOITATÁ
BOTO
SACI
SEREIA

Um comentário:

  1. OLÁ!
    Obrigada por compartilhar!
    Confira que a dobradura do boitatá tem dois arquivos repetidos ;)

    http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários sobre o blog!