quarta-feira, 17 de novembro de 2010

19 de Novembro - Dia da Bandeira Brasileira

          A atual bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto nº 04, de 19 de novembro de 1889. 4 dias após a proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira reis e Décio Vilares.



         A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, onde está inserido um losango amarelo, cujo centro possui um círculo azul com 27 estrelas e com uma faixa branca, contendo a frase: ORDEM E PROGRESSO  , onde cada elemento da bandeira possuí seu significado:
Verde: Simboliza as matas brasileiras
Amarelo: Representa as riquezas minerais do solo ( ouro)
Azul: O céu
Branco : A paz
As 27 estrelas: Representam os 27 Estados Brasileiros e o Distrito Federal
A frase ORDEM E PROGRESSO: Influência de Augusto Comte, filosofo Francês fundador do positivismo.

          A bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. a bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.
          A 1ª versão da bandeira era composta por 21 estrelas, que representavam os seguintes Estados: AMAZÔNIA, PARÁ. MARANHÃO, PIAUÍ, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE, PARAIBA DO NORTE, PERNAMBUCO, ALAGOAS, SERGIPE, BAHIA, ESPÍRITO SANTO, MINAS GERAIS, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL, GOIÁS, MATO GROSSO, MUNICÍPIO DA CORTE.
           Posteriormente foram enseridas mais 6 estrelas, através do decreto da Lei nº 5443, de 28 de maio de 1968, que permite atualização no número de estrelas na Bandeira, sempre que ocorrer a criação ou a extinção de algum Estado.
          As 6 estrelas enseridas na bandeira do Brasil representam os Estados: ACRE, MATO GROSSO DO SUL,  AMAPÁ, RORAIMA, RONDÔNIA E TOCANTINS. 




Atividades pros alunos




 


 


Um pouquinho de artes

feita de tampinha de garrafa pet

feita de fundo de garrafa pet.
Um show!
Mais uma feita de tampinha de pet
Linda! feita de forminha de docinho
Outra feita de forminha de docinho!

Ó bandeira tão querida,
A mais bela entre outras mil,
Saúdo-te comovido,
A bandeira do meu Brasil!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários sobre o blog!