quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Eleições 2010 - Projeto Eleição

        OBJETIVOS PARA TRABALHAR COM ESSE TEMA NA ESCOLA.
           Trabalhar o tema eleição proporciona aos alunos oportunidades para que elees possam pensar, questonar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar ppara que possamos viver mun país e num estado melhor.
          É interessante esse trabalho desde  a educação Infantil. Atividades como pesquisas, discussão, debates e promover na escola uma eleição entre os alunos levam o aluno a compreender caracteristicas fundamentais das eleições,, construindo a noção de identidade nacional.






ELEIÇÕES

“Votar é uma forma de lutar pelos nossos direitos”.

 Justificativa

Estamos em época de eleições, em tempo de discutir ideias para fazer a melhor escolha.

Será que as crianças pequenas têm clareza sobre o que significa esse momento? Será

que estão preocupadas com os problemas que as cercam? Enfim, será que conhecem o que

é eleger ou eleição? Através do desenvolvimento deste projeto, será possível propor vivências

para que os alunos compreendam o processo de escolha como oportunidade de decidir ou

interferir em questões que estejam ao nosso alcance, de eleger algo ou alguém para buscar

soluções e mudanças para o futuro que se deseja.

Aprender a mobilizar conhecimentos para intervir na realidade, de maneira solidária,

é um direito dos nossos alunos. Conceder a eles a abertura do universo cognitivo e afetivo —

o conhecimento significativo — é demonstrar nosso respeito pelo cidadão.

 Objetivos

Conceituais

• Compreender conceitos ligados ao processo de eleição.

• Compreender a cidadania como participação social e política.

• Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de

identidade nacional.

Procedimentais

• Observar e elencar eventuais problemas ou situações na sua escola, quarteirão ou

bairro que precisam de melhorias e providências.

• Elaborar trabalhos e atividades propostas.

• Planejar, organizar um projeto de eleição na escola e participar dele.

Atitudinais

• Interessar-se em conhecer, questionar e posicionar-se diante da realidade social e

política da comunidade ou de outras.

• Respeitar e valorizar ideias e opiniões expressadas.

• Ser consciente do papel do eleitor na busca de soluções e de mudanças para o futuro.

• Comportar-se de maneira ética e exercitar a cidadania no dia a dia da sociedade,

sentindo-se responsável enquanto agente transformador da realidade.


 Público-alvo

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º segmento

 Tempo estimado

Aproximadamente 15 dias ou até o fim do processo eleitoral.



Desenvolvimento

Desafiar a reflexão, a crítica, estudando algumas das questões sociais fundamentais do

país e a importância do ato de votar, é visar ao entendimento do presente para projetar o futuro.

O projeto pretende ajudar o aluno a observar e destacar os problemas no seu entorno

e, a partir disso, discutir, desenhar, propor melhorias para os problemas da comunidade; a

promover e a organizar uma eleição na escola.

É importante que, num primeiro momento, os alunos analisem imagens, recolham

dados e cenas que ilustram situações diárias na vida da população como enchentes, lixo, violência,

corrupção, filas, falta de serviços públicos essenciais, violação dos direitos humanos.

Em seguida, levantar questões sobre esses problemas como possibilidade de emitirem ideias

e exercitarem o respeito pela opinião divergente.

Construir conceitos e produzir atividades sobre o tema, dramatizar situações e simular

uma eleição podem trazer maior compreensão e significado para as eleições 2010.


Avaliação

A avaliação deverá considerar o interesse e a colaboração do aluno, a participação e

realização das atividades propostas, tanto individuais quanto coletivas.

 Orientações ao (à) professor(a):

Desenvolva, com seus alunos, conceitos e questões importantes para compreender

o processo de eleição e o sistema eleitoral: direitos e deveres do cidadão, ética e cidadania,

importância do voto como instrumento de transformação social e exercício da cidadania.

Exercite a cidadania do aluno, propondo vivências que o auxiliem a transferir os conhecimentos

adquiridos para novas situações, para a tomada de decisões e para a solução de problemas.








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