Origem do Natal
Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vê da distante Idade Média, quando a Igreja católica introduziu o natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do Deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte.
A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao Sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.
A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Julio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interrese da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reiventou o Natal na froma e intenção.
Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jessus nasceu, sendo enrolado co panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rabanhos foram avisados por um anjo e foram visitar o bebê.
Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: 1 deu oura, mira e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.
Os símbolos natalinos
Desde sua origem, o Natal é cheio de magia. Cânticos, coral, forma rudimentar do culto, cantata, enfim, sofrendo sempre modificações no decorrer dos séculos. Dos templo, a teatralização ganha praças, largos, ruas e vielas, carros ambulantes, autos sacramentais e natalinos. Os dignatários da igreja promoviam espetáculos. na evolução da história está a compreensão de todos os símbolos de Natal.
As árvores de Natal representam a vida renovada o nascimento de Jesus.
O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida.
Os presentes simbolizam as ofertas dos 3 reis magos.
As velas representam a boa vontade.
As estrelas hoje são colocadas no topo da árvore de Natal., pois representam a esperança dos reis magos em encontrar o filho de Deus. Pois a estrela guiou os 3 reis magos até o estábulo onde nasceu Jesus.
Os cartões de Natal são para felicitar os amigos conjuntamente os familiares.
A você amigo, Um feliz Natal!
O presépio reproduz o nascimento de jesus. O 1º a armar um presépio foi São Francisco de Assis, em 1223 e os religiosos assumiram essa tarefa até os dias de hoje.
O ciclo Natalino
O ciclo natalino inicia-se na véspera do dia 24 de dezembro e vai até o dia 06 de Janeiro, no dia de Reis. Existem vários folguetos natalinos, como pastoril, o bumba-meu-boi, a cavalhada, que fazem referências á Noite de Festas e ao grande dia em que Jesus nasceu. Desses folguetos o mais tipicamente natalino é o pastoril religioso, que tem em sua essência a temática da visitação dos pastores ao estábulo de Bélem onde Jesus nasceu.
Papai Noel: Origem e tradição
Estudiosos afirmam qua a figura do bom velhinho foi inspirada nu bispo chamado NICOLAU, que nasceu na Turquia em 280 dC. O Bispo, o homen de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas as chaminés das casas. Foi transformado em santo ( São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuidos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo.
Nos Estados unidos ganhou o nome de Santa Claus, e no Brasil de Papai Noel e em Portugal Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém em 1881, uma campanha publicitária da Coca-cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (cores do refrigerante) e com gorro vermelho de pompom branco. A campanha publicitária fez grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Atualmente, a figura de Papai Noel está presente na vida das crianças de todo o mundo, principalmente durante as festas natalinas. É o bom velhinho, barrigudo, de barba branca de roupa e gorro vermelho com branco que traz presentes para as crianças obedientes e que se comportam bem o ano inteiro. Na imaginação das crianças ele habita no Pólo Norte e com seu trenó, puxados com renas, traz alegria para as famílias durante o natal.
Que neste Natal, Papai Noel lhe traga tudo de bom
que você pediu e mais alguma coisa que
você esqueceu!
Feliz Natal!
Músicas natalinas que tocam o coração!