segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vem que tá chegando Natal, pois nasceu Jesus o Salvador!


Origem do Natal

           Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vê da distante Idade Média, quando a Igreja católica introduziu o natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do Deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte.
           A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao Sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.
        A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Julio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interrese da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reiventou o Natal na froma e intenção.  
          Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jessus nasceu, sendo enrolado co panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rabanhos foram avisados por um anjo e foram visitar o bebê.




 
           Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: 1 deu oura, mira e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.


Os símbolos natalinos
     Desde sua origem, o Natal é cheio de magia. Cânticos, coral, forma rudimentar do culto, cantata, enfim, sofrendo sempre modificações no decorrer dos séculos. Dos templo, a teatralização ganha praças, largos, ruas e vielas, carros ambulantes, autos sacramentais e natalinos. Os dignatários da igreja promoviam espetáculos. na evolução da história está a compreensão de todos os símbolos de Natal.




As árvores de Natal representam a vida renovada o nascimento de Jesus.
O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida.




Os presentes simbolizam as ofertas dos 3 reis magos.







As velas representam a boa vontade.






As estrelas hoje são colocadas no topo da árvore de Natal., pois representam a esperança dos reis magos em encontrar o filho de Deus. Pois a estrela guiou os 3 reis magos até o estábulo onde nasceu  Jesus.







Os cartões de Natal são para felicitar os amigos conjuntamente os familiares.
A você amigo, Um feliz Natal!









 O presépio reproduz o nascimento de jesus. O 1º a armar um presépio foi São Francisco de Assis, em 1223 e os religiosos assumiram essa tarefa até os dias de hoje.





O ciclo Natalino
          O ciclo natalino inicia-se na véspera do dia 24 de dezembro e vai até o dia 06 de Janeiro, no dia de Reis. Existem vários folguetos natalinos, como pastoril, o bumba-meu-boi, a cavalhada, que fazem referências á Noite de Festas e ao grande dia em que Jesus nasceu. Desses folguetos o mais tipicamente natalino é o pastoril religioso, que tem em sua essência a temática da visitação dos pastores ao estábulo de Bélem onde Jesus nasceu.

 





Papai Noel: Origem e tradição

           Estudiosos afirmam qua a figura do bom velhinho foi inspirada nu bispo chamado NICOLAU, que nasceu na Turquia em 280 dC. O Bispo, o homen de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas as chaminés das casas. Foi transformado em santo ( São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuidos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo.
           Nos Estados unidos ganhou o nome de Santa Claus, e no Brasil de Papai Noel e em Portugal Pai Natal.


          Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém em 1881, uma campanha  publicitária da Coca-cola mostrou  o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (cores do refrigerante) e com gorro vermelho de pompom branco. A campanha publicitária fez grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Atualmente, a figura de Papai Noel está presente na vida das crianças de todo o mundo, principalmente durante as festas natalinas. É o bom velhinho, barrigudo, de barba branca de roupa e gorro vermelho com branco que traz presentes para as crianças obedientes e que se comportam bem o ano inteiro. Na imaginação das crianças ele habita no Pólo Norte e com seu trenó, puxados com renas, traz alegria para as famílias durante o natal.





Que neste Natal, Papai Noel lhe traga tudo de bom 
que você pediu e mais alguma coisa que 
você esqueceu!
Feliz Natal!


 Músicas natalinas que tocam o coração!
 






quarta-feira, 17 de novembro de 2010

19 de Novembro - Dia da Bandeira Brasileira

          A atual bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto nº 04, de 19 de novembro de 1889. 4 dias após a proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira reis e Décio Vilares.



         A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, onde está inserido um losango amarelo, cujo centro possui um círculo azul com 27 estrelas e com uma faixa branca, contendo a frase: ORDEM E PROGRESSO  , onde cada elemento da bandeira possuí seu significado:
Verde: Simboliza as matas brasileiras
Amarelo: Representa as riquezas minerais do solo ( ouro)
Azul: O céu
Branco : A paz
As 27 estrelas: Representam os 27 Estados Brasileiros e o Distrito Federal
A frase ORDEM E PROGRESSO: Influência de Augusto Comte, filosofo Francês fundador do positivismo.

          A bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. a bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.
          A 1ª versão da bandeira era composta por 21 estrelas, que representavam os seguintes Estados: AMAZÔNIA, PARÁ. MARANHÃO, PIAUÍ, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE, PARAIBA DO NORTE, PERNAMBUCO, ALAGOAS, SERGIPE, BAHIA, ESPÍRITO SANTO, MINAS GERAIS, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL, GOIÁS, MATO GROSSO, MUNICÍPIO DA CORTE.
           Posteriormente foram enseridas mais 6 estrelas, através do decreto da Lei nº 5443, de 28 de maio de 1968, que permite atualização no número de estrelas na Bandeira, sempre que ocorrer a criação ou a extinção de algum Estado.
          As 6 estrelas enseridas na bandeira do Brasil representam os Estados: ACRE, MATO GROSSO DO SUL,  AMAPÁ, RORAIMA, RONDÔNIA E TOCANTINS. 




Atividades pros alunos




 


 


Um pouquinho de artes

feita de tampinha de garrafa pet

feita de fundo de garrafa pet.
Um show!
Mais uma feita de tampinha de pet
Linda! feita de forminha de docinho
Outra feita de forminha de docinho!

Ó bandeira tão querida,
A mais bela entre outras mil,
Saúdo-te comovido,
A bandeira do meu Brasil!